quarta-feira, 22 de junho de 2011

Ensinamentos do SEBRAE - Foco no negócio parte 1

BOAS VENDAS!

FOCO NO NEGÓCIO (parte 3) - 1º capítulo

Depoimento: Le Roselle, Angra dos Reis – RJ.

Solange de Oliveira Santos (Comerciante) – Você sem foco, você fica sem direção, fica sem vida.

Em Angra é uma cidade mais voltada hoje pro turismo.

A Le Rossele, ela era voltada, mais assim, só pra papelaria mesmo, e era muito papel almaço, era muito envelope, muita carta, porque as pessoas antigamente elas se correspondiam né? As pessoas usavam formulários, pra tirar uma identidade, um CPF. Então, você vendia muito formulário, você vendia muita cartolina, muito papelzinho de carta decorado. E depois, com esse avanço todo, de você mandar torpedo, né? Então, você deixa de escrever, de se corresponder, você vai mais numa internet. Então, eu senti que a loja começou assim a cair o movimento.





Então, pra você perceber essas mudanças, e você ter que colocar produtos que agrade o cliente, com o tempo eu fui perceber que eu tinha que mudar o foco da papelaria. Agora eu trabalho com disquete, com CD, com DVD, com material de impressora.

Na época de volta as aulas, eu invisto mais no material escolar; na época de férias, na época de final de ano, de Natal, eu invisto mais em presente, a parte de postal. Porque aqui, por ser uma cidade do interior, ela fechava, o comércio fechava uma hora no dia de sábado, e quando você procurava um presente, se você fosse convidado pra um aniversário, assim de última hora, você tinha dificuldade de presente, de um casamento.



Então, a gente começou a perceber que existia procura, foi quando a gente investiu nessa parte.

Então, eu tive que mudar as vitrines. E ainda estou fazendo uma série de mudanças né, principalmente a fachada. A fachada ela era toda em ladrilho marrom. Eu, quer dizer, ficava uma coisa muito sem vida.

Então, uma das primeiras mudanças que eu fiz, foi a fachada. Mudei no toldo, o letreiro, aí comecei a pintar dentro da loja. Eu comecei a mexer nas cores da loja. Quando eu mudei a loja, que as pessoas perceberam as mudanças, e comecei a investir mais na parte de presentes, aí a nossa clientela realmente aumentou.

Eu tenho que ver a novidade, qual é o tema que vai tá na volta às aulas, o que é o mais forte, qual é o tema principal. Cada ano eles inventam uma coisa, é uma mochila de lado, é mochila de carrinho, e você tem que tá acompanhando.





Às vezes a pessoa procura uma coisa, umas determinadas coisas, aí eu aviso, pego o telefone, a gente anota e a gente avisa. O cliente, ele procura, e você tem que correr atrás, tem que corresponder, você tem que tá sempre com novidade.

Por isso assim, eu acho assim uma vitória, porque, se eu não tivesse feito esses cursos, se eu não tivesse mudado, eu vou te falar uma coisa, eu estaria na mesmice mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário